25 março 2007

Gato abat-jour

O meu gato Gaspar sofreu um pequeno acidente (levou uma dentada no rabo) e anda de abat-jour/funil/colar elizabetano (ahah descobri num site de veterinária!) há cerca de um mês. No início estava murcho porque tinha febre e assim não ligava muito ao colar, só queria dormir, mas quando passou a febre voltou a ficar eléctrico. E eléctrico de funil e sem poder ir à rua é um stress! Coitadinho! Levei-o uma vez à rua de trela mais ainda foi pior, assoprou-me quinhentas vezes, umas durante o passeio porque eu não podia ir para debaixo dos carros como ele queria, e as restantes quando teve que voltar para casa ao colo! Passa a vida atrás de nós, bate em todo o lado (agora menos porque já aprendeu a conduzir o novo corpo!), abana a cabeça quando anda e chateia-se muito porque não se pode lavar. Tivemos que pôr tacinhas espalhadas pela cozinha para ele poder acertar na comida e na água e se ele já gostava que lhe coçassem o pescoço, agora gosta a triplicar!
Ontem teve finalmente um dia interessante! Como a casa vai ser pintada, a minha mãe andou em mudanças e teve que tirar montes de coisas dos móveis. Foi o paraíso! Coisas novas, sítios para meter o focinho e cheirar (embora o funil limite muito a exploração) e montes de tralha para subir!

Aqui está ele nos mimos em cima da minha mãe:)

Lisboa ao fim do dia

Ficar preso no trânsito na ponte não é mau de todo.

Algumas fotografias do trabalho de campo!

Material de trabalho!Vêem como o isco era bom?lolEstas não são minhas, mas ficam com uma ideia das espécies que encontramos. Na primeira está um insectívoro (Crocidura russula) e na segunda um roedor (Apodemus sylvaticus)(se clicarem nas fotos aparecem mais informações sobre os bichinhos!)

Trabalho de campo!

Depois de uma semana de aquecimento, com direito a um dia de jipe e dois a partir pedra, lá começámos a montar armadilhas para micromamíferos (roedores e insectívoros) na segunda passada. Foram cinco dias a acordar às 5:30 da manhã, chegar a casa (leia-se residencial) depois de jantar, banhoca e cama. Não esquecendo os arranhões, as nódoas negras nas pernas por causa das pedras, os mini escaldões, os lábios com um cieiro que ainda não desapareceu (nem com o batom mais potente que tenho!) e a alergia da Joana. Ah, e ainda o frio! Sim porque na semana anterior a Arrábida estava em plena Primavera, com direito a tshirt nas horas mais quentes, enquanto que esta semana ela deve ter-se chateado connosco por irmos incomodar a sua fauna (lol) e decidiu que ia estar MUITO frio e MUITO vento. Resultado: as meninas passaram um frio desgraçado porque não ligaram muito às mínimas da meteorologia e foram para o campo sem material de Inverno. Safá-mo-nos com a sobreposição de polares, meias do Jumbo e gorros da Disney (e espero bem que o frio continue porque ontem fomos à Decathlon abastecer-nos de mais material!).

Depois de expostos os pontos menos positivos, devo dizer que gostei muito da semana! É certo que foi muito cansativa (na sexta estava tão cansada que tive medo de me deixar dormir no autocarro e depois não acordar lol), mas aprender a manusear os mamíferos, a identificar a espécie, o sexo, a pesá-los e a medi-los foi muito giro! Claro que eu e a Joana ainda estamos mesmo no início, mas a Ana ajudou-nos bastante, e tirando os ratinhos mais irrequietos e os sexos menos definidos o resto já corria mais ou menos bem! Também aprendemos a colocar e aferir as armadilhas, onde se tem que colocar um isco de sardinha, aveia e óleo e um bocado de algodão para fazerem o ninho.

Foi uma semana complicada, como acho que são sempre os trabalhos de campo (e não só) no início. Mal-entendidos, problemas de logística e falta de tempo ainda causaram algum stress, mas é na altura de passar os planos do papel para a prática que nos deparamos com estas coisas.

Mas a simpatia de todos e o número de capturas compensou tudo!

12 março 2007

Primeiro dia na Secil!

Apesar do ponto de exclamação, não foi um dia de trabalho muito interessante. Voltámos a dar voltas e mais voltas na propriedade para ver os locais de estudo e não deu tempo para montar armadilhas.
No entanto, a falta de interesse foi compensada pela dose industrial (piada muito fraca...) de riso ao longo das viagens de jipe, com a Joana meia fora do carro para não enjoar e os restantes a evitar cabeçadas no tecto!
A caminho de Lisboa errámos a saída e ficámos séculos no trânsito da 2ª circular, mas acho que o saldo do dia foi positivo:).

E amanhã, nova aventura!

11 março 2007

(falta de) Tempo

03.02.2007

Nunca quis crescer depressa. Quando os meus amigos estavam desertos de ter a idade x para poderem fazer determinada coisa eu só pensava que não queria isso. No fundo não era bem não querer crescer, era querer que o tempo passasse devagar para poder aproveitar todos os bocadinhos da melhor maneira possível, sem querer que a fase seguinte chegasse de uma forma apressada. Ainda hoje tenho um problema com o tempo e a sua mania de passar a correr... Se calhar sou eu que não o sei aproveitar bem, ou se calhar não... Custa-me acordar cedo e sair dos lençóis quentinhos nos dias de inverno, mas quando o faço (por ter obrigações ou por imposição minha) o dia parece-me enorme! Quando chega a hora de almoço já fiz uma data de coisas e ainda tenho a tarde toda pela frente. E no fim da tarde penso" que dia tão bem aproveitado!", só que depois deito-me às quinhentas a fazer zapping entre programas que já vi centenas de vezes ou que não têm o mínimo de interesse (ou as duas coisas) e na manha seguinte não há vontade que me tire da cama a tempo de aproveitar o dia da mesma maneira...
Esta quarta-feira passei o dia inteiro na Arrábida e cheguei a casa a cair para o lado (acho que ainda dormi um bocadinho no regresso, o que é bastante horrível tendo em conta que tinha o nariz entupido e que as luzes do comboio, ao contrário das do expresso ao fim do dia, não são nada discretas) e com uma pré-gripe. Com isto tudo, por volta das onze e tal já estava na cama, coisa que não fazia há tanto tempo que nem me lembro da ultima vez que aconteceu. Dormi lindamente (com a ajuda de algumas drogas, mas nada de importante!) e na quinta-feira de manhã acordei fresca que nem uma alface! Está bem que o nariz continuava do avesso, mas pensei "devia fazer isto mais vezes!" e é claro que o fiz... Por isso é que me deitei às 2 e tal e hoje só sai da cama quase às 11... A culpa é da tv! lol

O meu blog dava um fotolog

E não é que eu não ande a escrever, sai é sempre tudo mal...

02 março 2007

Gosto do meu verniz!


(foto da Mariana;))

01 março 2007

Nova espécie

Voou de Barcelona até Lisboa e está há um ano e um mês pousada no meu armário.
Em que situações é que os meus amigos pensarão que eu sou/estou estúpida?